sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

JARDINEIROS DO MUNDO

      O futuro não  parece mais nos reservar surpresas. Isso pode gerar  um tédio pela pobreza de futuro que nos aflige. Infelizmente, na sociedade em que vivemos todos os nossos sonhos podem estar sendo manipulados. Pensamos que fazemos o que queremos, mas o que queremos já foi determinado por propagandas que incessantemente  ouvimos e assistimos através dos órgãos de comunicação.
     Pensamos que estamos buscando realizar os nossos sonhos, quando na verdade eles sutilmente nos foram incutidos. Assim , mesmo que não o saibamos, é por causa disso que, muitas vezes vivemos como se nada de novo pudesse acontecer.
    O grande desafio  consiste em uma técnica, que em vez da dominação e destruição devemos compreender a natureza em sua dinamicidade viva em vez de ser reduzida a material morto.
     Perceber a natureza como aliada do ser humano significa também repensar a nossa própria natureza humana. Em vez de dominadores do mundo, passemos a nos perceber como jardineiros do mundo, buscando cultivar e desenvolver o que há de melhor e mais belo  que a natureza oferece. Em vez de hostilidade, a natureza seria, assim, percebida como a nossa aconchegante casa. Somente assim  iremos nos compreender como integrantes desse mundo.
      Acontece que como filhos da humanidade somos também filhos da natureza e, por mais que sejamos induzidos não podemos nos conformar com um futuro inautêntico.Somos constituídos pela capacidade genial de antecipar algo  melhor. 
     Através da esperança nos tornamos humanos, ela é a dimensão do futuro, ou seja, daquilo que ainda não é, mas que pode ser. A esperança é a nossa capacidade de antecipar o novo.Somos  seres humanos movidos pela esperança.

     PARA PENSAR:  O QUE MUDA EM NOSSAS VIDAS AO  ASSUMIRMOS A CONDIÇÃO DE "JARDINEIROS DO MUNDO" ?

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

domingo, 2 de dezembro de 2012

Jardins de Monet


     Os jardins retratados nas obras do pintor Claude Monet são reais e, acredite, ficam no "quintal" da casa dele, em Giverny, França.

     Apaixonado pela natureza, o pintor impressionista francês Claude Monet (1840-1926) iniciou o seu próprio jardim logo que se mudou de Paris para Giverny, em 1883. Ele alugou uma casa num grande terreno, de 8.100 m², em que poderia criar suas oito crianças, ficando perto de uma boa escola infantil e de Paris, onde eram negociadas as suas obras. A pequena Giverny, um vilarejo bucólico, na época com 300 habitantes e a cerca de 70 km da capital francesa, impressionou e muito Monet. A natureza, as flores e a luz brincavam de revelar e esconder as cores e os aromas, fascinando o artista e criando o início de uma relação de cumplicidade, emoção e arte. Arte ao ar livre.
    Com o sucesso de suas vendas, em 1890, Monet comprou o terreno e foi lentamente adquirindo algumas terras à volta de sua propriedade, criando um paraíso natural com a ajuda de uma equipe de dez jardineiros e três motoristas. O artista plantou inúmeras espécies de flores, plantas ornamentais e árvores.
     Este sentimento em relação à natureza universal também ficou registrado em palavras, como na afirmação que o artista teria feito à Lila Cabot: "Se sair para pintar, não se esqueça que cada uma das folhas duma árvore tem a importância dos traços do seu modelo".
     No link abaixo você poderá assistir o filme "Impressionismo" muito lindo.
                         FILME :http://www.youtube.com/watch?v=pvpauKgE5Dc

AMAR É PRESERVAR A NATUREZA


   A vida que durante bilhões de anos veio se diversificando, se sustentando e se reproduzindo em tantas formas diferenciadas, corre o risco agora , em algumas décadas de marchar para a extinção de milhares de espécies devido aos impactos tecnológicos.
   Podemos afirmar que vivemos uma crise ecológica e precisamos compreender em primeiro lugar que a nossa vida depende do ar que a gente respira, depende da água que a gente bebe, depende da comida que a gente alimenta e que transforma em nosso sangue, em nosso corpo.Sem essa percepção de que somos parte da natureza, não haverá solução para a crise ecológica.
   Atualmente, nos veículos de comunicação, observamos inúmeros trabalhos e projetos ambientais que buscam na criança e no adolescente a esperança de concretizar o plano de harmonização do ser humano com a natureza.Esses seres em construção tem se mostrado altamente receptivos e novas idéias, concepções e ideais. É o início de uma nova geração que reconhece e se encontra com, a natureza pela facilidade de acesso à informação.
    Há bilhões de anos o universo era imensamente monótono, hoje convivemos com uma enorme variedade de formas e cores. Um quadro, um poema, uma composição musical podem ser veículos de divulgação de atitudes de respeito e de propósitos  de preservação ambiental.
    Muitas são as obras primas sublimes que celebram a  beleza da natureza através da força criativa do artista. A natureza produz os fenômenos que impressionam o artista, este medita-os e a obra nasce. Sempre fui apaixonada pelos quadros de Monet (mestre do impressionismo) e aqui gostaria de deixar marcada essa paixão. A relação que esse artista manteve com a natureza é o exemplo  perfeito de uma convivência harmoniosa, e além disso ambos, possuem uma característica comum: obsessão de criar.

      O homem foi feito para saber apreciar o que é belo, e a insuperável beleza, arte e estilo manifestos na criação — flores, árvores, montanhas, vales, lagos, cachoeiras, aves, animais, bem como a própria forma humana — promovem louvores para o seu divino Criador. (Sal 139:14; Ec 3:11; Cân 2:1-3, 9, 13, 14; 4:1-5, 12-15; 5:11-15; Ro 1:20)

domingo, 25 de novembro de 2012

AOS PAIS: MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR

QUERIDOS PAIS,
     Há alguns anos, a educação escolar justificava-se pela conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Na atualidade, essa idéia vem sendo questionada e a escola tem buscado preparar as crianças e jovens para além do mercado de trabalho.
     Sendo a educação escolar pretensamente honesta e bem intencionada no sentido de auxiliar o sujeito em sua constituição integral, essa atividade é para você pai/mãe fazer junto com o seu filho(a).
     Proponho aqui uma reflexão sobre  que  valores que estamos ensinando aos nossos filhos.

                                               A T I V I D A D E   E M    C O N J U N T O

     ASSISTAM O VÍDEO "O QUE SÃO VALORES" E DEPOIS JUNTO COM SEU FILHO(A) ELABOREM UM PEQUENO TEXTO EXPRESSANDO AS OPINIÕES DE VOCÊS SOBRE UM OU ATÉ MAIS DE UM DOS FILMES.

     Um grande abraço,
      Jussara.

VIDEO: O QUE SÃO OS VALORES


AS RELIGIÕES E OS VALORES

     Como as culturas se revelam plurais, torna-se dificil definir o que são valores, pois os valores presentes numa cultura não necessariamente são considerados em outra, podendo inclusive ser entendidos como contravalores, emergindo a necessidade de parâmetros.É a partir da condição humana que os valores adquirem relevância.São eles que garantem o sentido de pertença, suscitam solidariedade e estabelecem regras de conviência.
     As  religiões surgem com a preocupação de garantir a dignidade humana, só possível a partir da vivência de valores, fundamentais nas diversas práticas religiosas, a preservação da  dignidade humana ocupa lugar de destaque.Em tempos e lugares diferentes, foram inúmeras as prescrições religiosas que orientam a organização da vida humana e das sociedades.
     Dada a presença marcante das religiões na sociedade, o ser humano, em grande parte, constrói a sua identidade à partir desses valores. Os valores religiosos revelam-se de forma mais intensa em momentos decisivos da vida, entendidos como críticos, em que o ser humano, para garantir sua segurança e do grupo, busca a dimensão religiosa.
     No ano 2000, a Cúpula do Milênio, 189 países  incluindo o Brasil, reunida em Nova Iorque, elegeu alguns valores considerados essenciais para a preservação da vida em toda a sua biodiversidade.O avanço  rumo ao cumprimento das metas estabelecidas neste encontro é acompanhado periodicamente por instituições multilaterais.Dentre os valores relacionados destacam-se:
1- Liberdade: mulheres e homens tem dirreito de organizar sua vida com dignidade, livres de violência, opressão e injustiça;
2- Igualdade: direitos iguais devem ser assegurados a homens e mulheres e ninguém pode ser exluido do acesso aos bens gerados pelo desenvolvimento;
3 -Solidariedade: as mudanças globais devem ser administradas a partir de principios que garantam a justiça social e a inclusão de todos nas sociedades;
4- Tolerância: os seres humanos devem respeitar-se na diversidade de crenças, culturas e linguas, construir a cultura de paz e de diálogo entre diferentes civilizações;
5- Respeito à natureza: os atuais padrões de produção e consumo devem ser modificados para que as diferentes expressões da vida sejam preservadas, assegurando o desenvolvimento sustentável;
6- Responsabilidade compartilhada: as instâncias administraivas do desenvolvimento mudial,social e econômico, devem garantir os tratados de paz e segurança compartilhados entre todas as nações do mundo.
      É na religião que muitas  pessoas buscam aliviar a dureza do cotidiano e procuram, com o auxílio das divindades, encantar e dar direcionamento à vida.
     Nas fronteiras, os valores revelam-se com maior intensidade e possibilitam a passagem de uma fase a outra, como a passgem do útero para a vida no mundo; de criança para adolescente e jovem; de solteiro para casado; de pessoa saudável para doente, e vice-versa; de ser humano vivo para ancestral morto.
     Sem valores não há cidadania nem se pode construir um mundo justo e solidário.Cada criança, para tornar-se humana, ao menos como conhecemos hoje, deve passar pelo processo de adoção de modelos já existentes.Sem referenciais não há como aprender a falar, relacionar-se, expressar-se...Não há como se tornar humano e muito menos humano religioso.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A ESPIRITUALIDADE DO POVO BRASILEIRO

     Aqui no Brasil há um sincretismo religioso, que desafia estatísticas e definições formais, ainda que  os "sem religião" estejam crescendo, muitos mudam de um segmento para outro e praticam dois ou mais cultos. As religiões de raízes brasileiras, são as religiões dos índios e as religiões afro-brasileiras trazidas pelos escravos da África e, posteriormente, adaptadas à sociedade brasileira. Assim, é comum ver orações mistas, ou correlação entre santos católicos e divindades afro-brasileiras, rituais onde espiritualistas recitam orações católicas, mostrando que, na intensa espiritualidade do brasileiro, cabem todos os credos.
    Trazido pelos portugueses, o Catolicismo, e aos poucos foi incorporado elementos dos cultos afro-brasileiros , no período colonial. Mais tarde, o Protestantismo chegou trazido pelos imigrantes europeus. E posteriormente, chegaram outras religiões, como o judaísmo, o islamismo, budismo e o espiritismo.
   O Catolicismo foi a religião oficial do Brasil, desde seu descobrimento até a Proclamação da República.Com o início da República, foi declarada a independência do Estado em relação à Igreja, e foi instituída a liberdade de culto, sendo o Brasil declarado um Estado laico, isto é, isento de vínculos religiosos.
     Evangélicos nos séculos XIX e XX chegaram ao Brasil, através de imigrantes europeus, as primeiras Igrejas Protestantes, descendentes da Reforma Protestante do século XVI.Assim, os Luteranos, Metodistas,Presbiterianos, Batistas, Anglicanos e Congregacionalistas se incorporaram à população brasileira.
    O Espiritismo Kardecista é baseado nos trabalhos de Allan Kardec. A doutrina admite o principio de reencarnação e embora fundamentada na doutrina e orações da Igreja Católica, não tem liturgia complicada, restrições, rituais de adoração, sacerdotes ou igrejas.Apresenta aos praticantes um conjunto de princípios para tornar o homem um ser mais evoluído e tolerante e, principalmente responsável pelos seus atos.
    O Budismo não pode ser classificado como religião, pois não há culto de uma divindade,seria mais correto qualificá-lo como uma filosofia espiritualista.Buda não é uma pessoa, é um título que vários mestres já usaram, e significa " aquele que sabe" ou "aquele que despertou" ,identificando alguém que atingiu um nível superior de compreensão do universo e transcendeu a condição humana.O Buda mais conhecido foi Sidarta Gautama.
     Com os colonizadores portugueses vieram os chamados cristãos novos, que eram judeus convertidos ao cristianismo, batizados contra a vontade para fugir da Inquisição.Possivelmente, o primeiro que pisou no solo brasileiro foi Gaspar de Lemos, intérprete de Pedro Alvares Cabral, em 1500.Outro cristão novo Fernando de Noronha, que descobriu a ilha que tem hoje o seu nome, chegou ao Brasil em 1503.
     O Islamismo , hoje há cerca de l milhão de muçulmanos, distribuídos principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Rio Grande do Sul e Foz do Iguaçu. A grande maioria da população muçulmana do nosso país descende de imigrantes Libaneses, Sírios, Palestinos e de outros países árabes.
   

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AS RELIGIÕES DO MUNDO

   UM TERÇO DO MUNDO SE DENOMINA CRISTÃO.AQUELES QUE SE CONSIDERAM EVANGÉLICOS SÃO 11% DA POPULAÇÃO MUNDIAL E O RESTANTE(22%) SÃO CATÓLICOS ROMANOS, ORTODOXOS E OUTRAS RELIGIÕES DITAS CRISTÃS (INCLUINDO MORMONISMO, TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E OUTRAS SEITAS).
    A SEGUNDA MAIOR RELIGIÃO DO MUNDO, É O ISLAMISMO QUE TEM CRESCIDO MUITO ULTIMAMENTE.
     OS HINDUS(14%) DA POPULAÇÃO) SE ENCONTRAM NA  INDIA  E ADORAM MILHARES DE DEUSES.OS BUDISTAS (SEGUIDORES DE GAUTAMA BUDA) SE CONCENTRAM PRINCIPALMENTE NA TAILÂNDIA, CAMBODJA,VIETNÃ E JAPÃO, SÃO 12% DO TOTAL DA POPULAÇÃO DO MUNDO.
     OS ANIMISTAS SÃO AQUELES QUE SEGUEM AS CRENÇAS INDIGENAS OU TRIBAIS.ACREDITAM NA EXISTÊNCIA DE UM MUNDO SOBRENATURAL E EM SUA INTERAÇÃO COM O MUNDO  NATURAL.A PAJELANÇA EXISTE PRINCIPALMENTE ARA FAZER A MEDIAÇÃO ENTRE UM MUNDO E OUTRO.ACREDITAM TAMBÉM QUE TUDO TEM VIDA, AS ÁRVORES, AS PEDRAS, AS ÁGUAS, ETC.
     A RELIGIÃO DOS SIKHS SURGIU COMO ALTERNATIVA PARA O ISLAMISMO E O HINDUISMO.EXISTE SOMENTE UM DEUS E UM LIVRO SANTO (O GURU DRANTH).ALGUMAS PRÁTICAS:NÃO CORTAR O CABELO NEM BARBA,UTILIZAR UM PENTE PARA MANTÊ-LOS PENTEADOS, USAR UM BRACELETE DE METAL, UM PUNHAL E UMA ROUPA DE BAIXO QUE VÁ ATÉ OS JOELHOS.TEM TEMPLO DOURADO NA INDIA QUE SERVE COMO SIMBOLO DA RELIGIÃO.
     É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL CONTAR EXATAMENTE QUANTAS RELIGIÕES EXISTEM MUNDO A FORA.UMA PESQUISA MOSTROU QUE EXISTEM MAIS OU MENOS UMAS 18 RELIGIÕES PRINCIPAIS E CERCA DE 10 MIL RELIGIÕES NO MUNDO TODO.A VERDADE É QUE SÃO MILHARES DE CRENÇAS PREGANDO SEUS DOGMAS, O QUE TORNA IMPRATICÁVEL A CONTA EXATA. AINDA QUE TODOS RELIGIOSOS RECONHEÇAM A PRESENÇA DE UM SER ÚNICO E SUPREMO, HÁ DIFERENTES IDÉIAS ACERCA DA ENTIDADE DEUS.DEVIDO A INTERPRETAÇÕES DIVERSAS DE SENTIDOS VIGENTES, FATORES HISTÓRICOS, CULTURAIS ETC...NO FUNDO, ISSO ACONTECE SIMPLESMENTE DEVIDO AO FATO QUE, RELIGIÃO, É UMA COISA INVENTADA PELO HOMEM.E COMO TAL, ESTÁ SUJEITA AS MAIS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES.
   

DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O ENSINO RELIGIOSO HOJE

        Vemos mudanças rápidas e significativas na sociedade atual. Muitas dessas estão direta ou indiretamente ligadas à cultura religiosa e às convicções de fé dos brasileiros.Por isso não é possível ignorar o fenômeno religioso e sua dimensão sociocultural. 
     PARA COMPREENDER A NÓS MESMOS E O MUNDO QUE NOS RODEIA É NECESSÁRIO RESPEITAR A DIVERSIDADE RELIGIOSA, A VIDA E A NATUREZA HUMANA.

domingo, 18 de novembro de 2012

ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL

     Sou Jussara, professora do 5º ano do Ensino Fundamental e gosto muito de trabalhar com a diversidade no Ensino Religioso.O planejamento das atividades para esta disciplina deve levar em conta o que a legislação brasileira em vigor determina, priorizando a diversidade religiosa.Assim permite a inclusão e a participação de todos os alunos, respeitando a sua escolha religiosa.