Aqui no Brasil há um sincretismo religioso, que desafia estatísticas e definições formais, ainda que os "sem religião" estejam crescendo, muitos mudam de um segmento para outro e praticam dois ou mais cultos. As religiões de raízes brasileiras, são as religiões dos índios e as religiões afro-brasileiras trazidas pelos escravos da África e, posteriormente, adaptadas à sociedade brasileira. Assim, é comum ver orações mistas, ou correlação entre santos católicos e divindades afro-brasileiras, rituais onde espiritualistas recitam orações católicas, mostrando que, na intensa espiritualidade do brasileiro, cabem todos os credos.
Trazido pelos portugueses, o Catolicismo, e aos poucos foi incorporado elementos dos cultos afro-brasileiros , no período colonial. Mais tarde, o Protestantismo chegou trazido pelos imigrantes europeus. E posteriormente, chegaram outras religiões, como o judaísmo, o islamismo, budismo e o espiritismo.
O Catolicismo foi a religião oficial do Brasil, desde seu descobrimento até a Proclamação da República.Com o início da República, foi declarada a independência do Estado em relação à Igreja, e foi instituída a liberdade de culto, sendo o Brasil declarado um Estado laico, isto é, isento de vínculos religiosos.
Evangélicos nos séculos XIX e XX chegaram ao Brasil, através de imigrantes europeus, as primeiras Igrejas Protestantes, descendentes da Reforma Protestante do século XVI.Assim, os Luteranos, Metodistas,Presbiterianos, Batistas, Anglicanos e Congregacionalistas se incorporaram à população brasileira.
O Espiritismo Kardecista é baseado nos trabalhos de Allan Kardec. A doutrina admite o principio de reencarnação e embora fundamentada na doutrina e orações da Igreja Católica, não tem liturgia complicada, restrições, rituais de adoração, sacerdotes ou igrejas.Apresenta aos praticantes um conjunto de princípios para tornar o homem um ser mais evoluído e tolerante e, principalmente responsável pelos seus atos.
O Budismo não pode ser classificado como religião, pois não há culto de uma divindade,seria mais correto qualificá-lo como uma filosofia espiritualista.Buda não é uma pessoa, é um título que vários mestres já usaram, e significa " aquele que sabe" ou "aquele que despertou" ,identificando alguém que atingiu um nível superior de compreensão do universo e transcendeu a condição humana.O Buda mais conhecido foi Sidarta Gautama.
Com os colonizadores portugueses vieram os chamados cristãos novos, que eram judeus convertidos ao cristianismo, batizados contra a vontade para fugir da Inquisição.Possivelmente, o primeiro que pisou no solo brasileiro foi Gaspar de Lemos, intérprete de Pedro Alvares Cabral, em 1500.Outro cristão novo Fernando de Noronha, que descobriu a ilha que tem hoje o seu nome, chegou ao Brasil em 1503.
O Islamismo , hoje há cerca de l milhão de muçulmanos, distribuídos principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Rio Grande do Sul e Foz do Iguaçu. A grande maioria da população muçulmana do nosso país descende de imigrantes Libaneses, Sírios, Palestinos e de outros países árabes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário