domingo, 25 de novembro de 2012

AOS PAIS: MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR

QUERIDOS PAIS,
     Há alguns anos, a educação escolar justificava-se pela conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Na atualidade, essa idéia vem sendo questionada e a escola tem buscado preparar as crianças e jovens para além do mercado de trabalho.
     Sendo a educação escolar pretensamente honesta e bem intencionada no sentido de auxiliar o sujeito em sua constituição integral, essa atividade é para você pai/mãe fazer junto com o seu filho(a).
     Proponho aqui uma reflexão sobre  que  valores que estamos ensinando aos nossos filhos.

                                               A T I V I D A D E   E M    C O N J U N T O

     ASSISTAM O VÍDEO "O QUE SÃO VALORES" E DEPOIS JUNTO COM SEU FILHO(A) ELABOREM UM PEQUENO TEXTO EXPRESSANDO AS OPINIÕES DE VOCÊS SOBRE UM OU ATÉ MAIS DE UM DOS FILMES.

     Um grande abraço,
      Jussara.

VIDEO: O QUE SÃO OS VALORES


AS RELIGIÕES E OS VALORES

     Como as culturas se revelam plurais, torna-se dificil definir o que são valores, pois os valores presentes numa cultura não necessariamente são considerados em outra, podendo inclusive ser entendidos como contravalores, emergindo a necessidade de parâmetros.É a partir da condição humana que os valores adquirem relevância.São eles que garantem o sentido de pertença, suscitam solidariedade e estabelecem regras de conviência.
     As  religiões surgem com a preocupação de garantir a dignidade humana, só possível a partir da vivência de valores, fundamentais nas diversas práticas religiosas, a preservação da  dignidade humana ocupa lugar de destaque.Em tempos e lugares diferentes, foram inúmeras as prescrições religiosas que orientam a organização da vida humana e das sociedades.
     Dada a presença marcante das religiões na sociedade, o ser humano, em grande parte, constrói a sua identidade à partir desses valores. Os valores religiosos revelam-se de forma mais intensa em momentos decisivos da vida, entendidos como críticos, em que o ser humano, para garantir sua segurança e do grupo, busca a dimensão religiosa.
     No ano 2000, a Cúpula do Milênio, 189 países  incluindo o Brasil, reunida em Nova Iorque, elegeu alguns valores considerados essenciais para a preservação da vida em toda a sua biodiversidade.O avanço  rumo ao cumprimento das metas estabelecidas neste encontro é acompanhado periodicamente por instituições multilaterais.Dentre os valores relacionados destacam-se:
1- Liberdade: mulheres e homens tem dirreito de organizar sua vida com dignidade, livres de violência, opressão e injustiça;
2- Igualdade: direitos iguais devem ser assegurados a homens e mulheres e ninguém pode ser exluido do acesso aos bens gerados pelo desenvolvimento;
3 -Solidariedade: as mudanças globais devem ser administradas a partir de principios que garantam a justiça social e a inclusão de todos nas sociedades;
4- Tolerância: os seres humanos devem respeitar-se na diversidade de crenças, culturas e linguas, construir a cultura de paz e de diálogo entre diferentes civilizações;
5- Respeito à natureza: os atuais padrões de produção e consumo devem ser modificados para que as diferentes expressões da vida sejam preservadas, assegurando o desenvolvimento sustentável;
6- Responsabilidade compartilhada: as instâncias administraivas do desenvolvimento mudial,social e econômico, devem garantir os tratados de paz e segurança compartilhados entre todas as nações do mundo.
      É na religião que muitas  pessoas buscam aliviar a dureza do cotidiano e procuram, com o auxílio das divindades, encantar e dar direcionamento à vida.
     Nas fronteiras, os valores revelam-se com maior intensidade e possibilitam a passagem de uma fase a outra, como a passgem do útero para a vida no mundo; de criança para adolescente e jovem; de solteiro para casado; de pessoa saudável para doente, e vice-versa; de ser humano vivo para ancestral morto.
     Sem valores não há cidadania nem se pode construir um mundo justo e solidário.Cada criança, para tornar-se humana, ao menos como conhecemos hoje, deve passar pelo processo de adoção de modelos já existentes.Sem referenciais não há como aprender a falar, relacionar-se, expressar-se...Não há como se tornar humano e muito menos humano religioso.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A ESPIRITUALIDADE DO POVO BRASILEIRO

     Aqui no Brasil há um sincretismo religioso, que desafia estatísticas e definições formais, ainda que  os "sem religião" estejam crescendo, muitos mudam de um segmento para outro e praticam dois ou mais cultos. As religiões de raízes brasileiras, são as religiões dos índios e as religiões afro-brasileiras trazidas pelos escravos da África e, posteriormente, adaptadas à sociedade brasileira. Assim, é comum ver orações mistas, ou correlação entre santos católicos e divindades afro-brasileiras, rituais onde espiritualistas recitam orações católicas, mostrando que, na intensa espiritualidade do brasileiro, cabem todos os credos.
    Trazido pelos portugueses, o Catolicismo, e aos poucos foi incorporado elementos dos cultos afro-brasileiros , no período colonial. Mais tarde, o Protestantismo chegou trazido pelos imigrantes europeus. E posteriormente, chegaram outras religiões, como o judaísmo, o islamismo, budismo e o espiritismo.
   O Catolicismo foi a religião oficial do Brasil, desde seu descobrimento até a Proclamação da República.Com o início da República, foi declarada a independência do Estado em relação à Igreja, e foi instituída a liberdade de culto, sendo o Brasil declarado um Estado laico, isto é, isento de vínculos religiosos.
     Evangélicos nos séculos XIX e XX chegaram ao Brasil, através de imigrantes europeus, as primeiras Igrejas Protestantes, descendentes da Reforma Protestante do século XVI.Assim, os Luteranos, Metodistas,Presbiterianos, Batistas, Anglicanos e Congregacionalistas se incorporaram à população brasileira.
    O Espiritismo Kardecista é baseado nos trabalhos de Allan Kardec. A doutrina admite o principio de reencarnação e embora fundamentada na doutrina e orações da Igreja Católica, não tem liturgia complicada, restrições, rituais de adoração, sacerdotes ou igrejas.Apresenta aos praticantes um conjunto de princípios para tornar o homem um ser mais evoluído e tolerante e, principalmente responsável pelos seus atos.
    O Budismo não pode ser classificado como religião, pois não há culto de uma divindade,seria mais correto qualificá-lo como uma filosofia espiritualista.Buda não é uma pessoa, é um título que vários mestres já usaram, e significa " aquele que sabe" ou "aquele que despertou" ,identificando alguém que atingiu um nível superior de compreensão do universo e transcendeu a condição humana.O Buda mais conhecido foi Sidarta Gautama.
     Com os colonizadores portugueses vieram os chamados cristãos novos, que eram judeus convertidos ao cristianismo, batizados contra a vontade para fugir da Inquisição.Possivelmente, o primeiro que pisou no solo brasileiro foi Gaspar de Lemos, intérprete de Pedro Alvares Cabral, em 1500.Outro cristão novo Fernando de Noronha, que descobriu a ilha que tem hoje o seu nome, chegou ao Brasil em 1503.
     O Islamismo , hoje há cerca de l milhão de muçulmanos, distribuídos principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Rio Grande do Sul e Foz do Iguaçu. A grande maioria da população muçulmana do nosso país descende de imigrantes Libaneses, Sírios, Palestinos e de outros países árabes.
   

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AS RELIGIÕES DO MUNDO

   UM TERÇO DO MUNDO SE DENOMINA CRISTÃO.AQUELES QUE SE CONSIDERAM EVANGÉLICOS SÃO 11% DA POPULAÇÃO MUNDIAL E O RESTANTE(22%) SÃO CATÓLICOS ROMANOS, ORTODOXOS E OUTRAS RELIGIÕES DITAS CRISTÃS (INCLUINDO MORMONISMO, TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E OUTRAS SEITAS).
    A SEGUNDA MAIOR RELIGIÃO DO MUNDO, É O ISLAMISMO QUE TEM CRESCIDO MUITO ULTIMAMENTE.
     OS HINDUS(14%) DA POPULAÇÃO) SE ENCONTRAM NA  INDIA  E ADORAM MILHARES DE DEUSES.OS BUDISTAS (SEGUIDORES DE GAUTAMA BUDA) SE CONCENTRAM PRINCIPALMENTE NA TAILÂNDIA, CAMBODJA,VIETNÃ E JAPÃO, SÃO 12% DO TOTAL DA POPULAÇÃO DO MUNDO.
     OS ANIMISTAS SÃO AQUELES QUE SEGUEM AS CRENÇAS INDIGENAS OU TRIBAIS.ACREDITAM NA EXISTÊNCIA DE UM MUNDO SOBRENATURAL E EM SUA INTERAÇÃO COM O MUNDO  NATURAL.A PAJELANÇA EXISTE PRINCIPALMENTE ARA FAZER A MEDIAÇÃO ENTRE UM MUNDO E OUTRO.ACREDITAM TAMBÉM QUE TUDO TEM VIDA, AS ÁRVORES, AS PEDRAS, AS ÁGUAS, ETC.
     A RELIGIÃO DOS SIKHS SURGIU COMO ALTERNATIVA PARA O ISLAMISMO E O HINDUISMO.EXISTE SOMENTE UM DEUS E UM LIVRO SANTO (O GURU DRANTH).ALGUMAS PRÁTICAS:NÃO CORTAR O CABELO NEM BARBA,UTILIZAR UM PENTE PARA MANTÊ-LOS PENTEADOS, USAR UM BRACELETE DE METAL, UM PUNHAL E UMA ROUPA DE BAIXO QUE VÁ ATÉ OS JOELHOS.TEM TEMPLO DOURADO NA INDIA QUE SERVE COMO SIMBOLO DA RELIGIÃO.
     É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL CONTAR EXATAMENTE QUANTAS RELIGIÕES EXISTEM MUNDO A FORA.UMA PESQUISA MOSTROU QUE EXISTEM MAIS OU MENOS UMAS 18 RELIGIÕES PRINCIPAIS E CERCA DE 10 MIL RELIGIÕES NO MUNDO TODO.A VERDADE É QUE SÃO MILHARES DE CRENÇAS PREGANDO SEUS DOGMAS, O QUE TORNA IMPRATICÁVEL A CONTA EXATA. AINDA QUE TODOS RELIGIOSOS RECONHEÇAM A PRESENÇA DE UM SER ÚNICO E SUPREMO, HÁ DIFERENTES IDÉIAS ACERCA DA ENTIDADE DEUS.DEVIDO A INTERPRETAÇÕES DIVERSAS DE SENTIDOS VIGENTES, FATORES HISTÓRICOS, CULTURAIS ETC...NO FUNDO, ISSO ACONTECE SIMPLESMENTE DEVIDO AO FATO QUE, RELIGIÃO, É UMA COISA INVENTADA PELO HOMEM.E COMO TAL, ESTÁ SUJEITA AS MAIS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES.
   

DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O ENSINO RELIGIOSO HOJE

        Vemos mudanças rápidas e significativas na sociedade atual. Muitas dessas estão direta ou indiretamente ligadas à cultura religiosa e às convicções de fé dos brasileiros.Por isso não é possível ignorar o fenômeno religioso e sua dimensão sociocultural. 
     PARA COMPREENDER A NÓS MESMOS E O MUNDO QUE NOS RODEIA É NECESSÁRIO RESPEITAR A DIVERSIDADE RELIGIOSA, A VIDA E A NATUREZA HUMANA.

domingo, 18 de novembro de 2012

ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL

     Sou Jussara, professora do 5º ano do Ensino Fundamental e gosto muito de trabalhar com a diversidade no Ensino Religioso.O planejamento das atividades para esta disciplina deve levar em conta o que a legislação brasileira em vigor determina, priorizando a diversidade religiosa.Assim permite a inclusão e a participação de todos os alunos, respeitando a sua escolha religiosa.